Cada dia mais pessoas se conscientizam e buscam uma alimentação saudável, orgânica (sem agrotóxicos e fertilizantes químicos) e sem produtos industrializados, porém, se esquecem de ter essa mesma preocupação com os cosméticos que usam diariamente. E a importância do que passamos na pele é a mesma do que ingerimos para a nutrição do nosso corpo e manutenção da nossa saúde, porque a pele é o nosso maior órgão, que reveste todo o nosso corpo e protege contra as agressões externas, mas mesmo tendo a função de proteção, a pele é muito permeável e absorve rapidamente as substâncias, que entram em nossa corrente sanguínea se espalhando para todo o corpo. Portanto, devemos ter cuidado com os cosméticos que utilizamos! Devíamos poder ingerir aquilo que passamos na pele, cabelo e unhas, mas se você pegar agora um cosmético convencional no seu armário do banheiro e ler o rótulo, com certeza não vai querer comê-lo e ficará com medo de usar, pois são compostos de diversas substâncias sintéticas, produzidas em laboratório e com nomes que na maior parte das vezes não conseguimos compreender.

                  Fonte: decifrandorotulo.blogspot.com

O que estou querendo dizer, é que diariamente usamos no mínimo 100 substâncias químicas prejudiciais à saúde, através dos produtos de higiene pessoal diária como shampoo, condicionador, hidratantes, sabonetes, pasta de dente, perfume, desodorante, maquiagens, esmalte, talco, tinturas para cabelo e etc. E os riscos a saúde gerados pelo uso de substâncias tóxicas e sintéticas dos cosméticos de uso diário, estão sendo estudados e discutidos com frequência atualmente, então devemos começar a prestar atenção na hora de comprar nossos cosméticos, sendo mais críticos e buscando informação. O primeiro passo é ler o rótulo antes de comprar, se você não compreender nem metade da composição do produto, melhor não comprar e dar preferência a produtos que a composição é compreensível, por exemplo, manteigas, óleos vegetais, óleos essenciais, extratos vegetais, entre outros, essas sim são substâncias que conhecemos e poderíamos comer e passar na pele com segurança! Como esse da imagem abaixo:

Já existem no mercado produtos completamente livres de todas essas substâncias prejudiciais, são os Cosméticos Naturais e Orgânicos, no Brasil temos marcas que podemos confiar, como por exemplo: Bioart, Reserva Folio, Livealoe, Prymeva, Surya Brasil, Ikove, Preserva Mundi, entre muitas outras.  Diferente dos cosméticos comuns, em suas formulações não contêm componentes sintéticos, derivados de petróleo (como silicones e óleo mineral), agrotóxicos, parabenos, formaldeídos, sulfatos, produtos geneticamente modificados (PEG), conservantes, fragrâncias e corantes artificiais, que são alguns dos ingredientes potencialmente danosos para a saúde e que contribuem para a poluição e degradação do meio ambiente. Todas essas substâncias podem causar alergias, coceiras e desenvolver doenças graves como o câncer, a médio e longo prazo.

Para o cosmético ser classificado e certificado como natural ou orgânico, existe uma porcentagem mínima de ingredientes naturais e orgânicos certificados que deve ser respeitada, e por isso são mais eficientes comparados aos tradicionais, pois possuem uma grande concentração de princípios ativos naturais e orgânicos em sua composição, além de agirem terapeuticamente, pois também são aromatizados com óleos essenciais.

Os cosméticos orgânicos também não possuem ingredientes de origem animal e não são testados em animais. Na produção desses cosméticos há o apelo de valorizar a vida das comunidades envolvidas desde a produção das matérias-primas, além de agredirem menos a natureza ao longo da cadeia produtiva, pois os resíduos são mais suaves que os da indústria convencional. Ou seja, são feitos com muito amor e respeito a nossa saúde e ao planeta!

 

Por isso quando for comprar um cosmético escolha o orgânico, garantindo assim a qualidade, eficiência, maiores benefícios para sua saúde e proteção ao meio ambiente. Aqui na loja temos várias opções, dê uma passeada pela loja e confira!

 

Autora: Clara Quinto - Naturóloga graduada pela Universidade Anhembi Morumbi e Graduanda em Biologia pelo Centro Universitário São Camilo. Idealizadora e Proprietária da Natupoint.